Quem Somos

O fundosderecebiveis.info é uma plataforma que reúne os dados mais relevantes dos principais Fundos de Recebíveis negociados no mercado e tem por finalidade auxiliar os investidores na análise desses ativos por meio de projeções dos seus resultados para os próximos 12 meses e da consolidação das principais informações e indicadores em um único sítio, o que permite uma comparação simples e visual entre os fundos.

Como nos destacamos

Existem diversos sites que já cumprem bem o papel de registrar os históricos de informações de cada fundo, tais como cotações, proventos, resultados, relatórios etc. O diferencial do fundosderecebiveis.info é que o nosso foco não está em olhar para o passado e sim em compilar as informações disponíveis no presente para fazer a melhor projeção sobre o futuro de cada fundo, sempre com horizonte de 12 meses.

No entanto, recomendamos aos investidores que utilizem o fundosderecebiveis.info como ferramenta complementar, que deve ser combinada com outras análises acerca da qualidade de cada fundo.

Carteira atualizada

A carteira de cada Fundo de Recebíveis é atualizada mensalmente, no instante em que estas são divulgadas pelos seus gestores. Além disso, as expectativas dos indicadores macroeconômicos são atualizadas mensalmente, sempre para um período de 12 meses, através do Sistema de Expectativas de Mercado, do Banco Central, que consolida as projeções de diversos atores do mercado.

Projeções

As projeções utilizadas estão disponibilizadas na aba Indicadores do menu principal, na qual é possível se verificar: o valor dos Indicadores projetado para doze meses, o período para o qual está sendo feita a projeção e a data da última atualização das mesmas.

Como Fazemos

No caso de CRIs inadimplentes, consideramos, conservadoramente, que as rentabilidades desses ativos serão iguais a zero. Para esses CRIs, atribuímos o valor “Default” na coluna "Indexador" do quadro “Composição da Carteira” presente na página de detalhamento de cada Fundo. Atribuímos zero também às rentabilidades de imóveis em garantia e que estão em fase de execução. Portanto, pode haver surpresas positivas no caso de fundos que possuam ativos nessas situações.

Com base nesses dados e critérios adotados, a rentabilidade da carteira de cada fundo é projetada para os próximos 12 meses, essa informação é exibida na coluna “Rent.” da página principal.

Para calcular a rentabilidade do cotista, há ainda que se projetar as despesas administrativas de cada fundo. Esse cálculo é feito com base no histórico realizado dos últimos 12 meses de cada fundo. Essas projeções são exibidas aos investidores como percentual do patrimônio, na coluna “Desp. Adm.” da página principal.

Por fim, calcula-se o Dividend Yield projetado para os próximos 12 meses, de cada fundo, com base nas informações mencionadas anteriormente em conjunto com as cotações atuais de mercado. Os dividend yield estimados baseiam-se exclusivamente nos resultados projetados por cada fundo, desconsiderando, portanto, eventuais amortizações que os gestores venham a fazer.

Ainda na tela principal, é exibido, também, o percentual alocado de cada fundo, conforme divulgado pelos gestores nos informes mensais.

Ao clicar em um fundo específico, o investidor terá a oportunidade de visualizar a composição da carteira daquele fundo agrupada por indexador, com seus respectivos pesos na carteira e suas taxas médias de aquisição. O investidor terá, ainda, a possibilidade de ver a composição da carteira, conforme a última divulgação do gestor.